Oferecem-se empregos imorais e "sem vergonha" na Internet

Oferecem-se empregos imorais e "sem vergonha" na Internet
A crise será desculpa para a proliferação de anúncios na Internet que oferecem empregos que pagam menos que o salário mínimo e estágios que não dão direito a ‘um cêntimo’. As críticas e denúncias já se fazem ‘ouvir’ e a revolta com esta realidade levou à criação de um projecto de ‘combate’ a estas “vergonhas”.

O DN dá hoje a conhecer a história de Francisco, há quatro meses à procura de emprego, que passou por três entrevistas onde as exigências eram muitas para muito poucas contrapartidas. “Pedem-me sempre que acredite nos projectos e trabalhe de borla”, contou ao jornal, criticando as ofertas “ridículas” de empregos que se encontram actualmente nos anúncios.
Foi precisamente dessa revolta que nasceu o ‘Ganhem Vergonha’, uma página na Internet onde se partilham anúncios que se consideram imorais e até ilegais.
“Temos recebido dezenas de e-mails com denúncias, às vezes de situações complicadas, de falsos recibos verdes a problemas com a licença de maternidade, mas não temos meios para investigar. Só publicamos anúncios que já são públicos ou relatos credíveis”, conta Francisco, que prefere não revelar o apelido.