Curiosidades da vagina

Curiosidades da vagina
Provavelmente não sabe que vagina em latim significa 'o local onde se guarda a espada', ou seja, algo como a bainha onde os gladiadores guardavam a sua espada. Mas, para além de fazer algum sentido, a vagina é um órgão que produz sebo, suor, muco cervical, células descamadas, ureia, etc... e quando excitada produz um lubrificante natural responsável por manter a área hidratada e húmida. Talvez tirando o seu significado em latim, já tinha conhecimento do resto, mas se continuar a ler irá ficar a saber mais algumas curiosidades sobre a mesma.

Bactérias naturais presentes na vagina e no iogurte
Por esta não estava à espera, certo?! Pois bem, a vagina é composta por uma variedade de micróbios, sendo os mais comuns os lactobacilos (em mulheres saudáveis). Estes, por outro lado, são encontrados nos iogurtes.

A vagina tem um sistema de limpeza
Mas tem à mesma de a lavar, sim?! Brincadeiras à parte, a vagina é um dos órgãos que mais bactérias tem e as mesmas ajudam a manter o equilíbrio do PH, bem como a impedir que as bactérias más adiram às paredes vaginais. No entanto, apesar deste sistema próprio, há situações do dia a dia que desregulam o PH (menstruação, relações sexuais, etc...), pelo que se torna imprescindível lavar, não abusando dos sabonetes íntimos ou das 'chuveiradas' dentro da mesma.

Dormir sem cuecas faz bem
A vagina precisa de respirar e já bem basta estar o dia todo 'apertada' nas cuecas – que preferencialmente devem ser de algodão – por isso o ideal é que durma sem cuecas nem nada apertado. Assim, evita-se a transpiração da vulva e, por conseguinte, a fermentação do suor ou pele assada.

A vagina expande até 200%
Para quem acha que depois de um parto ou para quem faz muito sexo a mesma alarga, não podia estar mais do que enganado. Excetuando alguns problemas que possam advir do parto, a vagina volta ao seu estado normal. Uma vagina tem um tamanho médio de 3 a 4 polegadas, mas excitada pode expandir até cerca de 200% do seu tamanho normal.

O clitóris também tem ereções
Curiosamente o clitóris e o pénis têm a mesma origem embriológica, ou seja, aquando a divisão das células na criação do embrião humano, são ambos desenvolvidos da mesma forma. Assim, e dependendo do sexo, a estrutura interna de ambos é igual, mas um é muito menos desenvolvido que o outro, logo não há grande perceção aquando a ereção.