Icon Icon Coffe Things
Gearbest flash-sale promotion

Publicado livro com fotos encontradas em telemoveis usados

01/12/12

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais expostas. Principalmente nas redes sociais. E um grande vilão dessa exposição toda é o telemovel, que é capaz de tirar fotos, gravar vídeos e publicar nas redes sociais. Ainda mais agora com a popularização dos smartphones. É possível, por exemplo, tirar uma foto e postar no Twitter ou Facebook. São as facilidades da tecnologia que tanto ajudam, mas que podem atrapalhar as nossas vidas. O perigo é maior para quem costuma tirar fotos íntimas. Mesmo que não sejam publicadas na internet, elas podem parar nas mãos de outras pessoas e, até, nas páginas de um livro.

Duvida? Pois foi isso o que aconteceu nos Estados Unidos. Um artista plástico nova iorquino chamado Kyle M.F. Williams simplesmente publicou um livro com fotos de pessoas (e animais) encontradas em telemoveis usados. As imagens (e também mensagens de texto) estavam armazenadas na memória de um lote de 40 Motorola Razr/V3 usados e comprados por ele com a intenção de fazer uma escultura. O projeto original do artista consistiria em montar uma bicicleta com os telemoveis. Mas tudo mudou quando ele descobriu que os dispositivos não estavam vazios.


Publicado livro com fotos encontradas em telemoveis usados

Foi assim que nasceu o livro "Razrs", que Kyle considera um livro de arte. As fotos publicadas não passaram por nenhum tipo de tratamento. Elas simplesmente foram colocadas no livro. Não há muitos detalhes sobre quem tirou a foto ou sobre o seu significado. O máximo que o autor colocou foram os nomes do arquivo, ou uma legenda descritiva. Para o artista, o livro apenas ilustra o modo coo as pessoas costumavam documentar suas vidas usando o telemovel.

A publicação do livro levanta diversas questões. Uma delas é em relação à segurança e sobre o cuidado que as pessoas devem tomar com seus arquivos pessoais. O artista também está acusado de violar os direitos de autor, pois as imagens foram publicadas sem autorização dos antigos donos.



Visualizações de página!!

Gostas?