FBI fecha Megaupload


Uma operação do FBI, o serviço secreto americano, resultou na desativação do popular site de troca de arquivos Megaupload. Faz alguns minutos que, ao tentar abrir a página, o navegador simplesmente não carrega nenhum conteúdo. Por isso mesmo não é possível baixar nem enviar arquivos para os servidores do serviço.

De acordo com a agência, houve investigação durante dois anos antes de os agentes tomarem medidas contra os acusados. Sete pessoas ligadas ao site foram condenadas por crimes no estado da Virgínia. Quatro dos acusados estão em custódia da polícia, segundo informações do jornal “Wall Street Journal”.

Pode parecer proposital, mas o FBI afirma que a data para prisão dos suspeitos e criminosos não tem a ver com a grande mobilização contra o projeto de lei SOPA, que tomou conta de diversos sites americanos na quarta-feira e teve seu ápice na Wikipedia, cujos verbetes tiveram acesso bloqueado durante todo o dia.

As pessoas envolvidas com o Megaupload são acusadas de pirataria. Até aí, nenhuma surpresa. O site é famoso por hospedar arquivos com filmes completos, músicas e livros, entre outras produções cuja propriedade intelectual provavelmente não lhes cabe.

As violações de copyright cometidas pelos responsáveis pelo Megaupload teria causado prejuízo de 500 milhões de dólares em lucros não obtidos com conteúdo que, de outra forma, seria comercializado.

Segundo a agência “Associated Press”, o Megaupload foi o 13º site mais popular no mundo. A informação estaria nos autos do processo que deu origem à operação policial.

Via Associated Press