Nokia - Esclarecimento de 8 Mitos dos Telemóveis

Carregar todos os dias o telemóvel não diminui a duração da bateria. Esta é uma das questões mais controversas sobre a utilização de telemóveis que a Nokia resolveu esclarecer. Desde incêndios em postos de abastecimento à queda de aviões, a empresa esclarece oito dos principais boatos.

A fabricante mais conhecida do mundo de telemóveis decidiu esclarecer oito mitos sobre os aparelhos que, na sua opinião, foram consolidados, mas são totalmente falsos.

- O primeiro mito que a empresa nega categoricamente é que a utilização de telemóveis em bombas de gasolina possa causar incêndios. De acordo com o blogue da Nokia, o “Nokia Connects”, até à presente data, isto nunca aconteceu.

Para confirmar esta tese, a empresa faz, ainda, uma citação do porta-voz do Instituto Americano de Petróleo, Robert Renkes: “Nunca um telemóvel foi a causa de qualquer incêndio em postos de abastecimento”.

2º - Em segundo, a Nokia rejeita a ideia de que a tecnologia móvel não pode evoluir mais. Segundo a fabricante, sempre existiram mentes conservadoras que recusam o avanço tecnológico mas, felizmente existe ainda muito por fazer nesta área.

3º - O terceiro mito em discussão é sobre a queda de aviões. Apesar da Nokia admitir que esta é uma questão sensível, em que não existem certezas, o consenso geral é que é “altamente improvável que os telemóveis causem quedas de aviões”.

- Outra das questões bastante espinhosas é a relação que existe entre a utilização de telemóveis e o desenvolvimento de cancro. “Este tema tem sido discutido pela Imprensa de todo o mundo, porque existem muitas opiniões contraditórias “, escreveu a empresa no blogue.

Apesar das divergências que existem sobre este assunto, a Nokia “acredita que os telemóveis são seguros, porque utilizam uma radiação não-ionizante que, até um determinado nível ,não é considerada perigosa”. Além disso, não existem provas que relacionem os telemóveis com as doenças cancerígenas.

5º - O quinto mito é sobre a existência dum comando que consegue abrir automóveis através doutro dispositivo colocado dentro do veículo. Infelizmente a fabricante de telemóveis desmente esta informação.

6º - Outro boato que a Nokia faz questão de negar tem a ver com a duração da bateria dos telemóveis. Segundo a empresa, carregar todos os dias o telemóvel não diminui a duração da bateria do mesmo.

7º - Ainda sobre as baterias, existe outro que fala de um código secreto que, ao ser introduzido, prolonga a bateria do aparelho. Sobre isto, a Nokia até faz questão de brincar e de dizer que o utilizador pode sempre tentar criar um software com essa função.

8º - O oitavo mito é aquele que fala sobre a própria empresa Nokia. Segundo alguns críticos a fabricante é um pouco limitada em alguns sectores da tecnologia móvel. Para contrariar estas opiniões, está disponível no blogue um link que remete para a história da empresa, onde é destacada a importância da Nokia no sector, por ser uma empresa que se tem reinventado ao longo dos tempos.