Voluntários do sexo masculino tiveram as suas atividades cerebrais monitorizadas durante e após o ato sexual. O estudo constatou que, nos homens, o córtex cerebral – que desempenha um papel vital na consciência de atenção e sensibilização perceptual – se desliga quase que imediatamente após a ejaculação.
De acordo com o cientista Serge Stoleru, um dos pesquisadores envolvidos, nas mulheres isso não acontece. “Elas não parecem ter um período refratário tão forte e por isso se perguntam por que o parceiro pensa imediatamente em descansar, após o ato sexual.”
O diretor da universidade, Neil Stanley, explica que os seres humanos são os únicos animais em que o sono e o sexo estão ligados e, por isso, há razões científicas que explicam o cansaço que os homens sentem após o sexo.
O estudo também comprovou que o público masculino se sente mais relaxado após o ato sexual. Para 80% dos homens seria perfeitamente possível mudar o foco para outra situação depois do sexo, o que só aconteceria em 46% das mulheres.