Dragões em risco na Taça da Liga

Dragões em risco na Taça da Liga
O FC Porto poderá ser desclassificado da Taça da Liga por utilização irregular de Fabiano, Abdoulaye e Seba no jogo frente ao V. Setúbal. E tudo por 15 minutos...
A agência Lusa revela que o FC Porto poderá ser desclassificado da Taça da Liga por utilização irregular de Fabiano, Abdoulaye e Seba frente ao V. Setúbal, menos de 72 horas depois de terem alinhado na equipa B, contrariando assim o regulamento.

O Regulamento de Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), sobre a inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga, dita, no artigo 13.º, que "qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".

O trio em questão foi titular na vitória (1-0) dos dragões sobre o Setúbal, no encontro da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga que se disputou a partir das 17h30 do dia 9 de janeiro, ou seja 71 horas e 45 minutos após o final do jogo anterior.

A 6 de janeiro, os três jogadores tinham alinhado, também de início e durante os 90 minutos, no encontro entre a equipa B do FC Porto e a Naval, da 21ª jornada da II Liga, que teve início às 16h00 e terminou por volta das 17h45.

Os portistas incorrem, agora, na pena prevista no Regulamento Disciplinar da LPFP, no seu artigo 78º, sobre a inclusão irregular de jogadores. O clube "será punido, no caso de provas por pontos, com as sanções de derrota e de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos" e, acessoriamente, uma multa pecuniária a definir.