PlayStation 4 foi apresentada esta noite nos EUA

PlayStation 4 apresentada esta noite nos EUA
A Sony revelou nesta quarta-feira um novo modelo da PlayStation. A apresentação foi feita numa grande conferência em Nova Iorque, que começou perto das 23h de Lisboa.

O novo modelo surge depois de a Nintendo ter inaugurado, no final do ano passado, a oitava geração de consolas, com a Wii U, cujas vendas iniciais não estão a correr bem e já levaram a multinacional nipónica a rever em baixa as expectativas em relação ao mercado. Espera-se que a outra grande empresa no sector – a Microsoft, que fabrica a Xbox 360 – lance, ainda este ano, um novo modelo da sua consola.
Muitos jogos vão poder ser experimentados através de um sistema de streaming, sem que tenham de ser descarregados e ainda antes de serem comprados. Este sistema será também a única opção para jogar títulos da PlayStation 3, que, de outra forma, não são compatíveis com o novo modelo.
O novo processador faz com que a PlayStation 4 seja, do ponto de vista de quem cria jogos, essencialmente um computador, sublinhou a Sony na apresentação. A ideia é facilitar o desenvolvimento. O aparelho tem ainda 8GB de memória e um comando renovado, que inclui uma área sensível ao toque e a gestos, o que permite introduzir novas mecânicas de jogo.
Uma das novidades na PlayStation 4 é a possibilidade de continuar um jogo na consola portátil da Sony, a PlayStation Vita. A funcionalidade é similar ao que os jogadores da Wii U podem fazer com o comando deste consola (que tem um ecrã integrado e se assemelha em aspecto a uma consola portátil).
A Sony tem apresentado prejuízos ao longo dos últimos quatro anos. No último ano, teve perdas a rondar os 3700 milhões de euros.