"Super" padre mexicano abençoa crianças com pistola de água

"Super" padre mexicano abençoa crianças com pistola de água
Um padre mexicano tem uma forma original de atrair os mais pequenos à missa dominical, graças às suas vestes brancas cobertas com imagens de super-heróis das bandas desenhadas e à pistola de água que usa para abençoar os fiéis. Veja o vídeo.

O pároco Humberto Álvarez, de Ojo de Agua, em Saltillo, México, começou a usar a pistola de água após uma série de tiroteios ocorridos em Saltillo, no ano passado. Durante a missa, quando usa a pistola, diz "vou disparar, mas só bençãos, recebe esta água como sinal do Espírito Santo".

O padre, que trocou a casula (veste que os padres usam para celebrar a missa) decorada com uma cruz por uma com os super-heróis Batman, Super-Homem ou Homem-Aranha, diz que escolheu estas personagens porque as histórias deles falam de "luta e esforço para superar o medo e encontrar paz e perdão". Tal como estes super-heróis, "Jesus foi diferente e procurou sempre justiça. Deveríamos seguir o exemplo", explica o pároco à revista mexicana "Zócalo Saltillo", citada pelo espanhol "ABC".

O estilo original de Humberto, de 40 anos, tem atraído crianças, jovens e idosos católicos à igreja. Após a benção das crianças, o padre costuma pôr a pistola de água e a casula dos super-heróis de lado para continuar os restantes serviços da missa, sem se desviar da tradição.

Humberto Álvarez, que usa calças de ganga e sapatilhas por baixo das suas vestes, diz que recebeu críticas de alguns fiéis que costumavam assistir às missas.

"Havia um grupo de pessoas que me apoiava e que deixou de fazê-lo por causa da casula. Disseram-me: 'Padre, não estamos de acordo, não gostamos que faça uma caricatura daquilo que é sagrado' e foram-se embora", contou.

No entanto, segundo o "ABC", na primeira vez que usou a casula, no ano passado, não recebeu críticas do bispo de Saltillo, Raúl Vera López, por isso continuou a usá-la.

O pároco Humberto Álvarez, ordenado em 1999, pertence também ao movimento de cidadãos "Yo Soy 132", que defende a democratização do país e da comunicação social mexicana.