Um bode de Coimbra dava leite

Bode de Coimbra que dava leite
Um bode hermafrodita, que foi macho exemplar de um rebanho, dava também leite como as cabras devido a problemas na atividade enzimática, concluíram investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

Este animal tinha tudo bem enquanto macho e dava leite de excelente qualidade”, disse hoje à agência Lusa o professor Fernando Delgado, responsável da equipa que realizou a investigação.
Cruzado de “Saannen”, uma raça oriunda dos Alpes suíços habitualmente generosa na produção de leite de boa qualidade, o chibo pertencia ao criador Amândio Inácio, da Cidreira, arredores de Coimbra, e foi vendido no início do ano passado à ESAC, que estava interessada em estudar o animal.
Ao fim de vários meses, o bode acabou por morrer devido a uma infeção por um vírus, num momento em que os investigadores já tinham efetuado os diferentes exames laboratoriais que permitiram chegar a conclusões científicas.
Excluiu-se a suspeita de desequilíbrio cromossómico e verificou-se uma significativa alteração dos perfis hormonais”, segundo o estudo a que a Lusa teve acesso.
Os testes confirmaram “a presença de níveis anormais da aromatase”, uma enzima que “tem a capacidade de transformar a testosterona em estrogénio”, disse Fernando Delgado.
Além dos testículos, como qualquer macho normal da sua espécie, o bode tinha ainda duas tetas, uma mais desenvolvida do que a outra e cheia de leite, como a Lusa verificou em dezembro de 2011, no âmbito de uma reportagem sobre o fenómeno, em que entrevistou o pastor Amândio Inácio.
O animal padecia de ginecomastia, designação científica do aumento dos tecidos mamários nos machos, uma anomalia que também acontece nos humanos.

fonte:asbeiras.pt