Orgasmo e meditação criam o mesmo efeito

Orgasmo e meditação criam o mesmo efeito

Os mestres espirituais falam sobre a isso há anos, mas só agora a pesquisa começa a mostrar que o orgasmo e meditação criam o mesmo efeito em nossos cérebros.De acordo com um recente artigo na Scientific American, tanto a meditação como o orgasmo fazem diminuir nosso senso de auto-consciência. A autora, Nadia Webb diz, "quer através da experiência de contemplação meditativa ou através da experiência corporal de sexo , compartilha-se a diminuição da auto-consciência, alterações na percepção corporal e diminuição da sensação de dor". Em outras palavras, ambas as experiências levam a uma interrupção temporária no fluxo incessante de nosso dialogo interno. Mesmo se por apenas alguns minutos, somos capazes de nos ver como algo diferente do ego. 
Místicos e gurus há muito tempo sabem das semelhanças entre as duas atividades. Osho, o mestre espiritual indiano anteriormente conhecido como Rajneesh, era famoso por seu reconhecimento do valor místico de um orgasmo. "A experiência do orgasmo em si é sempre não-sexual. Mesmo que você conseguiu isso através do sexo, ela em si não tem a sexualidade , ele disse uma vez." 
O termo francês para o orgasmo é "la petite mort" ou "a pequena morte", em referência ao período de tranquilidade, a consciência cristalina e transcendência experimentadas logo após uma experiência de pico sexual.
A tradição esotérica indiana de tantra usa o sexo como uma forma de, eventualmente, atingir a iluminação ou a compreensão total do universo. Ainda assim, o orgasmo não é substituto para a meditação.. Meditação e  orgasmo agem em partes diferentes do cérebro. Vários estudos têm mostrado,que a meditação ocorre no córtex pré-frontal esquerdo,uma área associada  com alegria e felicidade. Mas, durante um orgasmo, o córtex esquerdo permanece totalmente sem atividade. A meditação é também conhecida por criar uma mudança duradoura no cérebro, através de um espessamento do córtex.O que isso significa, talvez, em termos de reforço do nosso bem-estar emocional, é que, o orgasmo é importante nesta experiência de transcendência, mas, a meditação é o único caminho para realmente atingi-la.