Depois do Governo Português ter dado tolerância de ponto aos funcionários públicos no dia em o Papa chega a Portugal, dia 12 de Maio, o Papa não terá concordado com a ideia e criticou o facto do Governo Português ser um estado laico e permitir que a vinda dele a Portugal interfira com o normal funcionamento do país inteiro.
O Papa Francisco explica que não era necessário parar um país inteiro, inclusive escolas e outros órgãos da função pública, indispensáveis para o dia-a-dia das pessoas. Diz ainda que irão estar vários canais televisivos a transmitir em direto toda a cerimónia e quem quiser pode assistir através da televisão ou da Internet, sem ter que deixar o seu posto de trabalho.
Por outro lado, alguns dos responsáveis pela igreja em Portugal mostraram alguma satisfação depois desta medida do Governo Português e afirmam que terá sido uma “prenda” por parte do Governo Português a todos os fieis que pretendem assistir pessoalmente à cerimónia, e também que “a Igreja ficará grata por esse gesto de simpatia”.