Banco de Portugal, eles querem, eles sonham e a obra nasce...

Entre privilégios e esbanjamentos o Banco de Portugal ergue-se omnipotente, qual ilha paradisíaca exclusiva para os afortunados que têm a sorte de arranjar, por ali, um ambicionado "tacho".
É um nicho isolado que contrasta com a paisagem circundante do país onde se insere, país em crise profunda, com empresas carentes vitimas da austeridade, portugueses empobrecidos vitimas do desemprego, dos cortes nos direitos, dos cortes nos benefícios e aumento dos impostos, taxas e preços.
Mas o governo achou que o BdP merecia mais benefícios, e pouco antes de sair a lei que obrigava os portugueses a perder os subsídios, o governo providenciou para que o Banco de Portugal ficasse de fora. E quando o povo se revoltou com este estranho privilégio Passos Coelho, no seu cinismo do costume, disse que não podia fazer nada... Pois não, já tinha feito tudo...
Por entre os muitos privilégios, aqui listados, do BdP, encontra-se mais este recém adquirido, é o nrº 19 na lista. 

Os privilégios e despesismo do BdP, prolongam-se numa lista longa, ridiculamente ofensiva. 
1 - Usufruem de uma Quinta da Fonte Santa, em Caneças, para festas de aniversário dos funcionários ou filhos e para convívios com amigos, serve ainda para os filhos dos funcionários aprenderem equitação etc. Tem piscinas e áreas de desporto, tem um picadeiro para utilização dos seus colaboradores e familiares. No site oficial da instituição, apenas são referidas as instalações de Lisboa (edifícios Portugal e Adamastor), o complexo do Carregado, a filial do Porto e ainda alguns delegações regionais de agências. A quinta não consta.
Mas é propriedade do Banco e usam-na para privilégios típicos do imperialismo, nada comuns em empresas em Portugal. - Desculpa esfarrapada; Quinta foi dada ao banco para pagar uma divida. ( E o banco decide oferece-la para luxo dos empregados?)
2 - Usufruem de uma piscina no interior do Complexo do Carregado, onde é produzido o dinheiro. Piscina para uso dos funcionários. - Desculpa esfarrapada; são reservatórios de água para o caso de haver incêndios, e dado que há vários reservatórios, um pode ser usado como piscina. (boa!!)
3 - Dão-se ao luxo de produzir filmes para suporte de reuniões e formação no valor de 166,5 mil euros!
4 - Gastam mais de cinco mil euros para pagar carrinho de golfe. Desculpa esfarrapada; para ajudar "pessoas com dificuldades de locomoção" (esta convence e comove)

5 - Gastam exorbitâncias em Telemóveis. Em Janeiro de 2010, o BdP celebrou contrato de prestação de serviços de telecomunicações móveis, pelo período de 2 anos, no valor de 765 mil euros.  Ora, sendo este montante relativo a 730 dias, conclui-se, sem mais, que o BdP gastou, em média, nos anos de 2010 e 2011, mais de mil euros por dia em telefonemas.

6 - Compram obras de arte caríssimas. O Banco de Portugal pagou 10 mil euros por uma obra de Fernanda Fragateiro. Numa altura em que o país está sob ajuda externa, o Banco decidiu dar um contributo às artes.

7 - Alugam espaços para festas, por balúrdios, quando têm vários espaços do próprio banco? Quase 100 mil euros para o Hotel da Praia para realizar um evento junto ao mar. Apesar de ter uma sede gigante na avenida Almirante Reis (Lisboa), ter a quinta de Caneças, etc  parece não ter espaço suficiente para realizar eventos.

8 - Gastaram 7 mil euros para as agendas do Banco? Confirme aqui, no site do Governo,quanto custaram as agendas do Banco de Portugal para o ano de 2012. Mas em 2011, gastaram mais ainda, foram 15 mil euros de agendas. Há ainda que somar o IVA a ambos.

9 - Por razões que nem valem a pena recordar, os portugueses comuns têm cada vez menos dinheiro para as suas despesas. Talvez por isso, o Banco de Portugal decidiu gastar 35 mil euros a explicar, num filme, "A Vida da Nota". Quem pode, pode.
10-Banco de Portugal realizou um contrato de 48 mil euros para o aluguer de autocarros, com motorista, durante um ano.

11 - A 19 de Outubro, o Banco de Portugal adjudicou uma auditoria no valor de 533 mil euros. Menos de 4 semanas depois, era a vez de pagar outra auditoria no valor de 2,2 milhões de euros.
O Jornal Sol explica ajuste de 2,2 milhões no Banco de Portugal
Em causa estavam os testes de stress aos 8 maiores bancos nacionais. Serão os próprios bancos a pagar a conta. O contrato foi assinado pelo Banco de Portugal pela “urgência imperiosa”. (Mas aparece no site do Governo como sempre)

12 - Numa assinatura de um jornal estrangeiro, gastam mais uma boa fatia de euros. Parece que no Banco de Portugal todos os colaboradores são obrigados a ler o Financial Times de uma ponta à outra. Só assim se pode justificar os 15 mil euros gastos na assinatura anual do jornal.

13 - Recorde-se que alguns dos subsídios financiam a compra de livros e computadores, no valor de 1000 euros/ano por funcionário. Prevê-se a extinção desta regalia em 2012.

14 - O BdP inclui ainda um beneficio original, apoios financeiros para compra de colchões ortopédicos.
15-Apoios financeiros para ginástica correctiva! Também muito comum nas empresas.
16 - Empréstimo até 180 mil euros, com juros bonificados para 1ª e Segunda habitação!? 
17-Apoio infantil tem um subsidio para as crianças em idade escolar.
18 - E como há por tugueses de segunda e portugueses de primeira, nesta pseudo democracia, este paraíso  superior à lei e recheado de privilégios demasiado bons para os portugueses de segunda, oferece mais um de bradar aos céus - 25 dias de férias a que podem somar mais 5 em função da antiguidade.
19 - Segurem-se que esta é explosiva...
 Foram pagos subsídios de férias e de Natal a todos os funcionários. Na resposta, o banco explica que as "medidas de contenção salarial consignadas na Lei do Orçamento de Estado para 2011 e para 2012 não entraram em vigor no Banco de Portugal porque este se rege pelo Código do Trabalho e pelas convenções colectivas em vigor."
O banco recorda que o parecer emitido pelo BCE em Novembro, a pedido da Assembleia da República, refere que o Estado se deve abster de impor restrições de natureza salarial (Reparem bem na lata, a lei saiu na véspera dos cortes, ou seja  o governo fez tudo para os  proteger) ou outra que retirem ao banco central o seu poder de organização interna ou que afectem a sua capacidade de recrutamento ou de retenção de pessoas com as qualificações profissionais para desempenharem as missões que lhe competem, no âmbito do Sistema Europeu dos Bancos Centrais.
No comunicado de sexta-feira, o banco diz-se ainda preparado para decidir sobre a suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal aos seus trabalhadores, desde que “os órgãos de soberania competentes adoptem disposições legislativas que o autorizem a fazê-lo, e após a indispensável consulta ao Banco Central Europeu” fonte
Em suma recebem os subsídios de férias porque o governo assim o permite e o providenciou? Aliás a lei que reforçou a protecção do BdP contra os cortes salariais aplicados à Administração Pública, foi estratégicamente aprovada em finais de 2011 pelo Ministério das Finanças. Na mouche!!
O estado tem feito questão de deixar bem claro que negoceia a favor dos amigos e contra o estado.

20 - O Banco de Portugal contratou, por ajuste directo sem consulta a outras entidades, dois escritórios de advogados para processos judiciais, no valor de 1,3 milhões de euros (650 mil euros cada um). A sociedade de advogados Sérvulo & Associados e a sociedade Vieira de Almeida & Associados. Foi ainda realizado um contrato de 193 mil euros com o escritório Simões Correia Associados. fonte

21 -  Já em 2003 os luxos eram ofensivos, segundo este artigo no CM. 
"O tempo é de crise, mas “o apertar do cinto” passa ao lado do Banco de Portugal. A autoridade de supervisão, que tem apelado à moderação salarial na Função Pública, renovou este ano parte da sua frota automóvel composta por 66 veículos.
O governador, Vítor Constâncio, teve direito a um BMW de 67400 euros. Para dois administradores foram um Saab no valor de 37 mil euros e um Volvo de 36730 euros.
Até o motorista do governador teve direito a um carro pessoal. Um Peugeot 206 com um valor de 11000 euros. A frota de automóveis do banco central costuma ser renovada de três em três anos. Em 2003, a crise fez com que fossem apenas adquiridos sete novos carros, bem menos do que aconteceu em 2002, ano em que o banco comprou 20 novos veículos.
Dos 66 automóveis que compõem a frota do Banco de Portugal, uma dezena pertence ao chamado “serviço geral” e os restantes 56 estão entregues individualmente.
Daquele parque automóvel fazem parte, entre outros; 17 BMW, 12 Mercedes, 7 Audi, 7 Volkswagen, 5 Volvo e 2 Saab." fonte

22 - SALÁRIOS E REFORMAS DOURADAS NO BANCO DE PORTUGAL/2008
O Conselho de Administração do Banco de Portugal, composto por seis membros, que auferem salários anuais de 1,596 milhões de euros anuais (uma média de 266 mil euros por ano para cada).
A este valor médio de 266.000,00 euros por ano, acresce: cartão de crédito para despesas de representação, telemóveis, viagens, carro topo de gama com motorista e segurança privada a tempo integral, etc, etc..
A estas benesses, acresce também o facto destes senhores, no fim do mandato no Banco de Portugal, terem "direito" a uma pensão de reforma integral ( mesmo que só tenham passado 4 ou 5 anos no cargo ). Uma reforma dourada que não é acessível a mais nenhum reles mortal CONTRIBUINTE PORTUGUÊS.
Vítor Constâncio
Rendimentos em 2006 – 282.191,00 euros
José Agostinho Martins de Matos
Rendimentos em 2005 – 244.536,00 euros
Pedro Duarte Neves
Rendimentos em 2006 – 254.586,00 euros
José Silveira Godinho
Rendimentos em 2005 – 364.184,00 euros ( Salário Administrador Banco de Portugal + pensão Banco de Portugal de 139.550,00 euros).
Manuel Sousa Sebastião
Rendimentos em 2006 – 226.081,00 euros
Vítor Manuel Pessoa
Rendimentos em 2006 – 225.240,00 euros (  Salário Administrador Banco de Portugal + pensão de 30.101,00 euros )

Em comparação com outros países, temos que nos EUA, o Presidente da Federal Reserve Board - Ben Shalom Bernanke, que tem formação acadêmica na Universidade de Havard, Massachussets Institute de Stanford, New York University, Princeton Universit, entre outras mais, ganha miseravelmente uns126.938 euros anuais. País pobre ! Caramba. fonte

Questões finais que intrigam muitos portugueses!
# Se não é empresa Pública quando toca a ter obrigações de cortar os subsídios, porque já o é quando toca a usar o dinheiro do estado, já que as suas despesas aparecem no site do Governo, o tal sustentado pelos nossos impostos? 
# Se não é sustentada com dinheiros públicos, estranha-se tanto luxo. Nenhuma empresa, para além das sustentadas pelo estado, tem por hábito distribuir luxos e esbanjar desta forma. Creio que ninguém conhece uma empresa em Portugal que trate assim os funcionários, sem ser ruinoso ou sustentado por dinheiros públicos.  
Se o governo já previa que ia haver cortes nos subsídios e mudou a lei que protegeu o BdP dessa medida, pouco antes de a implementar, não será isso criminoso? Mais, o governo tem poder para mudar isso, como se refere aqui "o banco diz-se ainda preparado para decidir sobre a suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal aos seus trabalhadores, desde que “os órgãos de soberania competentes adoptem disposições legislativas que o autorizem a fazê-lo, e após a indispensável consulta ao Banco Central Europeu 
É, indubitavelmente, um albergue criado e aperfeiçoado para servir de "incubadora ou reserva" (citando o expresso) de economistas que intercalam poleiros entre empresas públicas e a politica. Os nomes que já passaram pelo BdP e pela politica, intercalando num e noutro, é uma lista infindável segundo a revista do Expresso.
É o local ideal para colocar a elite de amigos, os militantes, os protegidos e oferecer tachos. Tem todas as condições garantidas para fazer qualquer funcionário feliz.
(Fica finalmente claro o porquê de a Remax ganhar quase sempre o prémio do melhor local para se tarabalhar em Portugal... O Banco de Portugal, não concorre, porque até parece mal.)

Se o BdP não cumprir o seu dever, quais as sanções que lhe são
aplicadas? (ao povo já sabemos as sanções que se aplicam quando o BdP não fiscaliza como deve ser - o povo paga)
Compete especialmente ao Banco de Portugal "velar pela estabilidade do sistema financeiro nacional,(...) Assim, o Banco exerce a supervisão prudencial das instituições de crédito, das sociedades financeiras e das instituições de pagamento.
O Banco de Portugal exerce também a supervisão da actuação das instituições na relação com os seus clientes – supervisão comportamental. Neste âmbito, o Banco de Portugal intervém no domínio da oferta de produtos e serviços financeiros – para que as instituições actuem com diligência, neutralidade, lealdade, discrição e respeito no relacionamento com os clientes – e também ao nível da procura de produtos e serviços – estimulando e difundindo informação junto dos clientes bancários, promovendo uma avaliação cuidada dos compromissos que estes assumem e dos riscos que tomam.
O Banco de Portugal produz estudos e análises da economia portuguesa, da economia da área do euro e do seu enquadramento internacional e dos mercados e sistemas financeiros. Fonte
Chegada a hora de avaliar o seu desempenho, ao fiscalizar a banca, não passou despercebida a inércia que exibiu perante o regabofe que se desenvolvia no BPN. Ou ainda no caso do BPP.
# Não soube, ainda, prever ou evitar que os "portugueses tenham vivido acima das suas possibilidades", como tem sido dito sucessivas vezes, pelos politicos, acusando os portugueses de usar e abusar dos empréstimos bancários... Como se fossem os portugueses a ter que perceber o impacto desse comportamento na economia e finanças do país... e não o Banco de Portugal  ou o Governo. Como se fossem os portugueses a ter que colocar um travão nisso, e não o BdP... 
# Permitem o empréstimo de dinheiro com base em filosofias gananciosas e insustentáveis... fingindo não saber que esta situação permite o enriquecimento da banca e o empobrecer os países,( veja este video a partir do minuto 7 ) como está, aliás, já a acontecer...
# Permitiu o buraco da Madeira, sem que alguma vez alguém chamasse a atenção para o descalabro.

Retirado integralmente de: apodrecetuga.com