Unidos da Tijuca venceu a edição 2012 do Carnaval do Rio de Janeiro

«A escola de samba Unidos da Tijuca, que este ano homenageou o compositor brasileiro Luiz Gonzaga (1912-1989), foi a grande vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano.


- Gracyanne Barbosa foi a rainha da bateria da Unidos da Tijuca -
O segundo lugar foi para o Salgueiro, com um tema sobre a literatura de cordel, enquanto a agremiação Unidos de Vila Isabel, que este ano homenageou Angola na sua apresentação, obteve o terceiro lugar.
A escola vencedora recebeu uma pontuação final de 299,9 pontos, dos 300 possíveis, tendo perdido apenas 0,1 ponto no critério alegorias e adereços.
A Unidos da Tijuca é presidida pelo português Fernando Horta, e conta com o carnavalesco Paulo Barros como idealizador das alegorias e fantasias apresentadas durante o desfile.
Conhecido pela sua irreverência, Paulo Barros costuma surpreender com a maneira como desenvolve o tema escolhido para dar sentido ao desfile a cada ano e neste Carnaval não foi diferente.
Em lugar de contar a trajetória de vida do músico homenageado pela agremiação, o carnavalesco decidiu convocar toda a realeza para uma grande festa em pleno sambódromo, na qual Luiz Gonzaga foi coroado como o "Rei do Baião".
Para a coroação, desembarcaram na avenida personagens que representavam desde Reis e Rainhas europeias, até "Reis" consagrados pelo povo, como Roberto Carlos e Michael Jackson.
A Unidos da Tijuca foi a penúltima escola a apresentar-se no segundo dia de desfiles do Carnaval carioca.
Esta é a terceira vez que a Unidos da Tijuca ganha o título de campeã do Carnaval.» in JN.pt